Harmonicas
Harmónicas
Introdução:
O conceito de harmónicas é descrito como sendo ondas de tensão ou corrente que possuem uma frequência múltipla da frequência fundamental do sistema.
Existem vários distúrbios que afectam a qualidade da energia, destacando-se as harmónicas.
Estes distúrbios são originados de descargas atmosféricas, manobras no sistema, cargas desequilibradas e não lineares, motores, variações de carga, entre outras.
Estas harmónicas, sendo ondas sinusoidais, somadas irão dar uma onda resultante que não será sinusoidal. Isto afectará como já referido a qualidade da energia que chega ao utilizador.
Influencia das harmónicas:
Bateria dos condensadores: Tirando os aspectos de ressonância, o efeito que as harmónicas têm nestes componentes é o mesmo de perdas juntamente com o seu aquecimento.
Transformadores: O efeito resultante é o aumento das perdas no ferro ou perdas no cobre dependente do caso de tensão ou corrente e poderá ocorrer erros na relação transformação por causa destas influências.
Sistemas de iluminação: As harmónicas podem afetar a vida útil das lâmpadas eletricas. Isto acontece quando às lâmpadas são aplicadas tensões distorcidas ou valores eficazes superiores aos valores nominais.
Sistemas de comunicação: Das mais notórias interferências das harmónicas ao nível da comunicação são os ruídos. Estes ruídos são criados pela presença de correntes e tensões harmónicas no sistema de potência, devido ao acoplamento existente entre estes e os sistemas de comunicação, através dos campos magnéticos e eletricos existentes.
Motores de indução: Nos motores poderá haver sobreaquecimento devido a perdas suplementares no cobre e no ferro. Estas perdas são originadas pelas correntes harmónicas que circulam no estator e rotor.
Relés de proteção: Em termos dos relés de proteção, não é possível definir completamente as respostas devido à variedade de distorções possíveis e aos diferentes tipos de dispositivos