2010010
2516 palavras
11 páginas
ESTUDO DIRIGIDO PATOLOGIA EM ENFERMAGEM1)Defina o termo hiperemia distinguindo hiperemia ativa de passiva.
Hiperemia é um processo ativo pelo qual uma maior quantidade de sangue necessária à uma área é levada até ela. Em circunstâncias normais, o sangue flui através de alguns poucos capilares em um tecido, sendo na sua maior parte desviado através das pontes artério-venosas. A quantidade de fluxo sanguíneo usualmente corresponde à quantidade de trabalho que está sendo realizado, variando, portanto em diferentes áreas e em diferentes ocasiões. Esse aspecto diz respeito ao conceito de reserva funcional. A hiperemia pode ser ativa ou passiva. No caso da primeira, ela pode ser fisiológica durante exercícios ou quando um indivíduo enrubesce, ou pode ser patológica inflamações agudas, agressões térmicas e traumatismo. No segundo caso hiperemia passiva pode ser devido à uma congestão causada por uma obstrução extrínseca ou intrínseca de uma veia, ou então, por redução do retorno venoso. As hiperemias passivas mais importantes são congestão pulmonar, congestão hepática e congestão esplênica.
2)Diferencie trombo, de embole e coágulo em relação a distúrbios circulatórios.
Tombos massa sólida estruturada formada por coagulação sanguínea.
Embolo O êmbolo é uma massa sólida, líquida ou gasosa carregada pela circulação sanguínea para algum local remoto à origem ou de seu ponto de entrada dentro do sistema cardiovascular. A maior parte dos êmbolos se origina de trombos.
Coágulo massa não estrutura do sangue fora do vaso e do coração ou formado por coagulação apos os vasos.
3) Explique de que forma o trombo pode provocar um quadro isquêmico e este a necrose tissular.
Um trombo pode provocar uma isquemia através de obstrução total ou parcial do vaso. A partir dessa obstrução as células de determinado órgão para de receber o suprimento principalmente oxigênio através do sangue. Com a redução e parada de nutrientes, As células diminuem suas funções vitais ocorrendo