harmonicas rede eletrica
Josimar Lucena de Sousa
Este trabalho tem como objetivo apresentar os diversos ramos relacionados à engenharia elétrica, assim como os campos de atuação do engenheiro eletricista e os desafios atuais para o profissional desta área.
A engenharia elétrica é o campo da física que estuda os efeitos da eletricidade, do magnetismo e do eletromagnetismo, visando desenvolver benefícios para a humanidade. Apesar de ser um campo muito extenso, existem duas ramificações principais que são a engenharia elétrica e a engenharia eletrônica. A partir destes campos principais surgiu então a engenharia eletromecânica, engenharia de computadores, engenharia de telecomunicações, engenharia de automação e controle de processos, engenharia de sistemas de energia, engenharia nuclear, engenharia eletro médica e engenharia eletrotécnica.
Os fenômenos relacionados à eletricidade têm sido observados há mais de dois mil anos, embora somente nos últimos três séculos esta ciência começou a ser profundamente estudada. Benjamin Franklin, em 1752, realizou um experimento que relacionava os relâmpagos e a eletricidade estática. Em 1840 surge a primeira aplicação prática na área de comunicação com a invenção do telégrafo e em 1880 Thomas Edson através de seus trabalhos desenvolve a lâmpada de filamento de carbono.
Através das novas descobertas, expandiram-se os campos de conhecimento da eletricidade, estimulando o seu aperfeiçoamento e uso. James Clerk Maxwell, da Universidade de Cambridge, demonstrou através de equações matemáticas o comportamento das ondas eletromagnéticas. Por outro lado, Heinrich Hertz um físico alemão, comprovou a teoria de Maxwell em 1888, através de um circuito oscilador. Nos anos que se seguiram, surgiram novos estudos e experimentos que contribuíram para o surgimento da eletrônica, como a transmissão Realizada por Guglielmo Marconi em 1901, transmitindo sinais de rádio que atravessaram o oceano Atlântico. As primeiras aplicações comerciais da