trabalho eletrot cnica
FTEC Faculdade e cursos técnicos Rua Gustavo Ramos Sehbe, 107 Cinqüentenário, Caxias do Sul -RS
Resumo Este artigo tem como objetivo, demonstrar informações sobre distorções Harmônicas, assim como a causa deste efeito e correções.
Palavras-chaves Distorções harmônicas.
I. INTRODUÇÃO
A qualidade na distribuição de energia elétrica tem sofrido inúmeras mudanças nas ultimas décadas. A principal dela é a qualidade que ela chega a nossa residência ou na nossa indústria. Na década de 70, por exemplo, era muito comum quem morava na zona rural ficar de dias com a energia elétrica interrompida. Nesta época podia de falar que a qualidade da energia era medida pelo numero de interrupções que a companhia de distribuição era obrigada a fazer. Ou seja, quanto menor fossem as interrupções feitas pela companhia de distribuição, melhor era considerada a qualidade da energia.
Já nos dias de hoje entende-se que energia com qualidade é aquela que chega até nós com uma frequência estável, com ondas senoidais compatíveis com as instalações e com os sistemas de distribuição. Porem com a modernização e a automação nos processos industriais tiveram um alto crescimento no consumo de energia, com isso se percebe distúrbios nas redes de energia
DETALHAMENTO DAS DISTORÇÕES ARMONICAS
A eletricidade gerada em um subsistema de geração como, por exemplo, uma fonte de geração de tensão na forma senoidal não possui presença de harmônica ou seja uma forma de senoidal pura.
O termo harmônico é usado para representar a distorção de uma forma de onda senoidal, ou seja, numa senoidal de freqüência 60Hz se for destorcida pode conter harmônica.
Quando a corrente harmônica atinge uma magnitude suficiente, ocorre a interação com o subsistema de distribuição elétrica e com outras cargas na vizinhança. A simples presença de harmônicas numa instalação não representa um problema. O problema é sua interação com o sistema de distribuição, causando distorções e perdas na tensão. (Qualidade na