Handebol
1919- Foi criado o handebol pelo professor alemão Karl Schelenz;
1925- Realização da primeira partida internacional do handebol (entre Alemanha e Áustria);
1934- O COI (Comitê Olímpico Internacional) inclui o handebol como esporte Olímpico.
1936- Nas Olimpíadas de Berlim, seis países disputaram a medalha de ouro. Foi a estréia do esporte em Jogos Olímpicos. A Alemanha tornou-se campeã, após derrotar a Áustria por 10 a 6.
1938- Disputado, na Alemanha, o primeiro campeonato mundial de handebol.
18 de julho de 1946- Foi fundada a IHF (International Handball Federation), atualmente com sede na cidade de Basiléia (Suíça).
1966- Os jogos de handebol em campo gramado foram descontinuados, passando o esporte ser realizado somente em salão.
1976- Após um período sem participação, o esporte volta a fazer parte das Olimpíadas nos Jogos Olímpicos de Montreal. Porém, com regras reformuladas e partidas disputadas em quadra.
Atualmente o esporte é praticado em 183 países, envolvendo mais de um milhão de equipes e trinta milhões de profissionais (jogadores, treinadores e outros profissionais do esporte). Regras Básicas
Área do Gol
Fica entre a linha de fundo e a linha de 6m. Somente o goleiro pode permanecer na área de gol. O atacante que penetra essa área é castigado com um tiro livre; se for propositadamente e não tiver a posse da bola, será dado lance livre. O jogador que invadir a área de gol, depois de ter lançado a bola, não está sujeito a qualquer punição, desde que isso não resulte em prejuízo para a ação do adversário.
Goleiro / Gol
O goleiro é o único jogador que pode se deslocar para qualquer posição da quadra; é o único que pode parar ou rebater a bola com os pés (mas isso apenas na sua área), fora dela deve jogar como qualquer jogador de linha. Só será considerado gol a bola que lançada regularmente ultrapasse inteiramente a linha de gol por, dentro da baliza.
Manejo da Bola
É permitido lançar, bater, empurrar, socar, parar e pegar a bola, não importa