Handebol
ÁREA DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
CARLOS GREGÓRIO
NATHAN MOREIRA
A PEDAGOGIA DO ESPORTE SEGUNDO GARGANTA E GRAÇA
Xanxerê
2012
CARLOS GREGÓRIO
NATHAN MOREIRA
A PEDAGOGIA DO ESPORTE SEGUNDO GARGANTA E GRAÇA
Trabalho da disciplina Esportes Coletivos V – Handebol Curso Educação Física, Área das Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de Xanxerê.
Professora: Deonilde Balduino Munaretti
Xanxerê
2012
A PEDAGOGIA DO ESPORTE SEGUNDO GARGANTA E GRAÇA
A pedagogia do esporte segundo Garganta:
Garganta tem se destacado como um grande estudioso da teoria dos Jogos Desportivos Coletivos (JDCs). Neste contexto se apresenta duas características nos JDCs: a cooperação e a inteligência. A atuação de uma jogador/aluno está totalmente ligada pelas explicações do professor ou técnico da forma com que ele recebe esse conhecimento. Garganta busca entender os JDCs mais do que os pontos reduzidos da modalidade, estabelece princípios da abordagem sistêmica. Uma característica dos JDCs é a cooperação-oposição entre duas equipes cumprindo o regulamento, com objetivo de marcar pontos ou gols.
Vejamos que os JDCs representam de forma geral a capacidade de interação entre os indivíduos praticantes. Quando os jogadores tem como foco a coletividade consequentemente os valores individuais surgirão no decorrer do jogo. A parte completa dos JDCs está em reduzi-lo e compreende por partes, tais como: a técnica, a tática, estratégia e as coordenativas de cada posição.
Garganta contempla em suas abordagens atividades que inicia do conhecido para o desconhecido, sua complexidade é sistematizada mantendo as características do jogo com á cooperação, oposição e finalização. O centro da proposta apresentada está na inteligência tática buscando desenvolver no atleta/aluno a compreensão do jogo. Diante das variáveis no transcorrer de