Trabalho Sociologia
PROFESSOR: MARCOS GALDINO
TRABALHO SOCIOLOGIA – TAYLORISMO, FORDISMO, TOYOTISMO
Foz do Iguaçu
2015
KARL MARX – MAX WEBER
TRABALHO SOCIOLOGIA – TAYLORISMO, FORDISMO, TOYOTISMO
TRABALHO APRESENTADO PELOS ALUNOS: VITOR DE FREITAS, WILLIAM HENRIQUE E ALISSION MARIOTTO E PRICILA FONTANA PARA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA.
Foz do Iguaçu
2015
INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem como objetivo esclarecer características relacionadas há Frederick W. Taylor e sua teoria e práticas como Taylorismo, práticas e características relacionadas há Henry Ford e seu sistema conhecido como Fordismo, e práticas e características ligadas há Taiichi Ohno e seu sistema utilizado Toyotismo, todos ligados há métodos de produção e suas características utilizadas.
Este trabalho busca também demonstrar temas ligados a Weber e a Karl Max, relacionados ao modo capitalista este citado em críticas de Karl Marx ao modelo capitalista, e analise de estrutura burocrática fundamentada em Max Weber, buscando esclarecer características e opiniões sobre estes temas citados de forma adequada e compreensível a todos os leitores.
TAYLORISMO Frederick W. Taylor
Taylorismo: É uma concepção de produção baseada em um método científico e organização do trabalho, desenvolvida pelo engenheiro americano Frederick W. Taylor.
Como aprendemos durante o decorrer do tempo nas salas de aulas, Taylor criou o sistema conhecido hoje como Taylorismo. Algumas das características surgem junto ao sistema, Racionalização de produção, economia de mão-de-obra, aumento de produtividade no trabalho, corte de gastos e também acabar com o desperdício de tempo cortando assim a conversa entre os funcionários no horário de trabalho. Já um de seus principais defeitos seria a do funcionário trabalhar de forma quase escrava. Com a obrigação de fazer à tarefa ordenada em menos tempo possível sem contato ou se quer comunicação com seus