Folha De Pagamento
Esse trabalho tem por finalidade abranger os conceitos relacionados a Folha de Pagamento, quais sua características e qual a sua importância. Expõe também características sobre fatores que compõe sua estrutura tais como, Previdência Social, Insalubridade e Periculosidade.
Folha de pagamento
Todas as empresas ativas no Brasil de acordo com a lei aprovada em 1º de maio de 1943, pelo Decreto-Lei nº 5.452 têm por obrigação apresentar a todos os seus funcionários ou empregados a folha de pagamento, folha essa que descrimina as informações dos mesmos, contendo seu cargo, suas remunerações, descontos dentre outras informações. A folha de pagamento pode ser vista por dois ângulos distintos:
- para a empresa, na qual ela representa tudo àquilo que o funcionário tem por direito, como por exemplo, seu salário, bônus, descontos e etc.;
- e para a contabilidade, onde ela representa a soma de todos esses fatores em um determinado período.
Não existe um modelo padrão para a sua elaboração, porém, os itens que a compõe se resumem basicamente em previdência social, imposto de renda, FGTS, Contribuição confederativa, Contribuição Sindical, Faltas, Pensão Alimentícia entre outros, além de termos como insalubridade e periculosidade na qual veremos seus significados a seguir.
Previdência Social (INSS)
A previdência Social ou INSS é um dos fatores que está intimamente ligada à folha de pagamento, muitas pessoas trabalham durante anos, mas desconhecem o porquê desse desconto no seu holerite, desconto esse que chamamos de INSS (Instituto Nacional de Seguro social).
A previdência Social é uma instituição pública, formalizada no caráter de um seguro social, que tem a finalidade de garantir a todos os seus contribuintes o auxilio em casos, por exemplo, de invalidez, doenças, desemprego e etc.; O INSS é também considerado um órgão do governo competente ficando incumbido de receber tais contribuições, que são obrigatoriamente descontadas de cada