Handebol
GABRIEL LIBARDI SILVA
HANDEBOL CTAII-2V
Linhares-ES 2014
História do Handebol
O handebol é um esporte coletivo que foi criado pelo professor alemão Karl Schelenz, no ano de 1919. Após ter as regras publicadas pela Federação Alemã de Ginástica, o esporte começou a ser praticado de forma competitiva em países como, por exemplo, Áustria, Suíça e Alemanha.
Nesta fase inicial, as partidas de handebol eram realizadas em campos gramados parecidos com de futebol. Assim como no futebol de campo, cada equipe de handebol era composta por onze jogadores.
No ano de 1925, foi realizada a primeira partida internacional de handebol, entre as equipes da Alemanha e da Áustria. Os austríacos levaram a melhor, vencendo os alemães por 6 a 3.
Principais regras do handebol:
1. Distância da área
Ao contrário dos outros esportes, somente o goleiro pode ficar na área, que fica entre a linha de fundo e a de 6 metros. Quem adentrar este espaço sofre punição de um lance livre a não ser que seja depois de ter feito um gol.
2. Goleiro
Neste esporte, o goleiro é bastante privilegiado, pois pode se movimentar por toda a quadra. Além disso, é a única pessoa que pode usar os pés para bater na bola, seja defendendo ou rebatendo alguma jogada enquanto estiver dentro da área (nos demais locais do campo deve jogar como os demais).
3. Gol
Para que seja considerado um gol, a bola deve ultrapassar totalmente a linha do gol por dentro da baliza.
4. Regras para usar a bola
A bola dentro do jogo de handebol deve ser usada sempre com as mãos, braços, tronco, cabeça, coxas e joelhos (jamais o pé) de forma que o jogador possa bater, empurrar, parar, socar, pegar ou