Educa O No Per Odo Pombalino

755 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE BACABAL
DEPARTAMENTO DE LETRAS
CURSO DE LETRAS

ANTONIA OLIVEIRA ALVES

EDUCAÇÃO NO PERÍODO POMBALINO

BACABAL
2015

ANTONIA OLIVEIRA ALVES

EDUCAÇÃO NO PERÍODO POMBALINO

Trabalho da disciplina de História da Educação Brasileira 7° Período do curso de Licenciatura em Letras, do Centro de Estudos Superiores de Bacabal, da Universidade Estadual do Maranhão.

Prof. Vilmar Martins da Silva

BACABAL
2015
Comente a importância das reformas do Marquês de Pombal para a colônia brasileira.
Pombal sentia a necessidade de colocar Portugal à altura das demais nações esclarecidas da época, mas, sobre um controle de um forte poder centralizador. Tais reformas visavam transformar Portugal numa metrópole capitalista, seguindo o exemplo da Inglaterra, além de adaptar sua maior colônia, o Brasil, a fim de acomodá-la à nova ordem pretendida em Portugal.
Pombal procurou organizar melhor a exploração das riquezas do Brasil, pois, dessa forma, aumentariam os ganhos de Portugal, tão necessários para alcançar os objetivos pombalinos referentes à economia portuguesa.
O objetivo da expulsão dos jesuítas era confiscar as propriedades da igreja e retomar para o estado o controle político econômico nas regiões administradas por eles.
Enfim, da colônia o principal objetivo era o envio de riquezas para a metrópole.
Faça uma análise das principais medidas implantadas pelo Marquês de Pombal, por intermédio do Alvará de 28 de junho de 1759. As reformas educacionais de Pombal visavam a três objetivos principais: Trazer a educação para o controle do estado, secularizar a educação e padronizar o currículo. As reformas no plano prático, enfrentaram problemas expondo a grande distância entre formulações legal e realidade. “O ensino, do nível das primeiras letras ao secundário, passou a ser ministrado sob forma de aulas avulsas, fragmentando o processo pedagógico. Faltaram professores, manuais e livros

Relacionados