Trabalho de Sociologia
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL PASCOAL RAMOS
3ºANO A: ENSINO MÉDIO INOVADOR
ANGÉLICA ALVES DOS SANTOS FERNANDA LIMA E
KAMYLLA RIBEIRO
O LINGUAJAR CUIABANO
Cuiabá/MT
2015
ANGÉLICA ALVES DOS SANTOS FERNANDA LIMA E
KAMYLLA RIBEIRO
O LINGUAJAR CUIABANO
Trabalho de Sociologia, para obtenção de nota no primeiro Bimestre de 2015 do 3º ano A, sob a Orientação do professor: Jucinei
Cuiabá/MT
2015
Epigrafe
“O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis.”
(José de Alencar)
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO 04 2. O Linguajar Cuiabano 05
3. O Falar Cuiabano-Variação e Mudanças .06
4. A Decadência do Linguajar Cuiabano 08
CONSIDERAÇÕES FINAIS 09
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
1. INTRODUÇÃO
Este estudo será abordar, o tema O Linguajar Cuiabano. Muitos indivíduos ao ouvirem a fala genuinamente cuiabana, podem achar esquisito e até desconhecido alguns elementos da oração, principalmente migrantes de outros estados brasileiros. Este fato se dá devido características fonéticas dessa língua que faz a troca da consoante „L‟ por „R‟ „R‟. Mas essa característica é apresentada como um traço do falar cuiabano assim como o „encomprida mento ‟das vogais tônicas, herança do povo bororo com entonações feitas de forma enfática.
Hoje, muito dos falares cuiabanos com seus respectivos sotaques caíram em desuso por muitos dos seus habitantes, permanecendo somente com o povo mais antigo e moradores ribeirinhos, que tentam a todo custo preservar um pouquinho da sua história, mostrando seu linguajar carregado de sotaque.
Inicialmente, será apresentado as características