Handebol
O handebol é muito parecido com o futebol, porém é jogado com as mãos, como diz o seu próprio nome em inglês: hand = mão e ball = bola. A bola pode ser deslocada durante o jogo através de passes, driblando ou dando até três passos sem driblá-la. Sendo que após receber um passe, driblar a bola e segurá-la não é permitido driblá-la novamente.
Vence a partida a equipe que, ao final, tiver marcado o maior número de gols. Poderá também haver empate. Uma equipe de handebol é composta por sete titulares e cinco reservas. Oficialmente, uma partida de handebol compõe-se de dois tempos com duração de trinta minutos cada um e intervalo de dez minutos. Cada equipe tem direito a um pedido de tempo de um minuto (time out) em cada meio tempo de jogo. Os jogos oficiais contam com a participação de dois árbitros, um secretário para fazer anotações e um cronometrista para marcar o tempo. Estes são os oficiais do handebol.
Uma equipe tem as seguintes posições: Goleiro (G), Armador (AC), Alas (AD - Direito e AE -Esquerdo) Pontas (PD - Direito e PE - Esquerdo) e Pivô (P).
Histórico do Handebol: O handebol é um esporte coletivo que foi criado pelo professor alemão Karl Schelenz, no ano de 1919. Após ter as regras publicadas pela Federação Alemã de Ginástica, o esporte começou a ser praticado de forma competitiva em países como, por exemplo, Suíça e Alemanha.
Em 1934, o COI (Comitê Olímpico Internacional) inclui o handebol como esporte Olímpico.
No ano de 1966, os jogos de handebol em campo gramado foram descontinuados, passando o esporte ser realizado somente em salão.
Fundamentos: No handebol temos como fundamentos técnicos: o passe, a recepção, a empunhadura, o arremesso, a progressão, o drible e a finta.
Tipos de Passe:
Passes acima do ombro: podem ser realizados em função da trajetória da bola para frente ou oblíquo, sendo que ambos podem ser: retificado ou bombeado.
Passes