Construção de edificios
E2 – Fundações Profundas
Construções de Edifícios
São Paulo, 2014
E2 – Fundações Profundas
Seja um edifício de múltiplos pavimentos, com dois subsolos (total 6,00m profundidade), no qual as cargas dos pilares nas fundações variam de 120 a 350 toneladas.
Discutir possíveis alternativas para as suas fundações, sabendo que o terreno possui baixa capacidade de suporte na superfície e sendo dadas uma das seguintes condições adicionais: 1. Presença de lençol freático na cota – 9,00 m.
Tubulão com ar comprimido: É indicado devido a presença de lençol freático, porém é um sistema muito caro e põem em risco a saúde do posseiro. Assim deve-se tomar muito cuidado com sua execução para que não haja um acidente com o colaborador.
- Estaca Pré-moldada;
- Hélice contínua;
- Barrete.
Estacas Barretes: são estacas executadas com equipamentos de grande porte que são escavadas abaixo no nível d’água até a profundidade do projeto, a escavação é preenchida com lama bentônica simultaneamente à retirada do solo escavado. Estaca pré-moldada: são estacas pré-moldadas propriamente ditas e são cravadas no terreno, podendo-se utilizar os seguintes métodos: percussão: é o método de cravação utilizando-se bateestacas, porém o principal inconveniente desse sistema é o barulho produzido; prensagem: é utilizado onde há necessidade de evitar barulhos e vibrações, com macacos hidráulicos que reagem contra uma plataforma com sobrecarga ou contra a própria estrutura; vibrações: é um sistema empregado com um martelo dotado de garras, com massas excêntricas que giram em alta rotação, produzindo uma vibração de alta
Estaca Hélice contínua: Estaca de concreto moldada in loco, executada através de um equipamento que possui um trado helicoidal contínuo, que retira o solo conforme se realiza a escavação, e injeta o concreto simultaneamente, utilizando a haste central desse mesmo trado. Além disso, as áreas de trabalho devem ser planas e de fácil