Handebol
História do handebol
Em 29 de outubro de 1917, surgiu uma modificação no aperfeiçoamento do Handebol. O professor alemão da Escola Normal de Educação Física de Berlim Karl Schelenz, com a colaboração de dois patrícios, Max Heiser e Erich Konig trabalharam na formação do Handebol como esporte competitivo. No sentido de obter uma divulgação maior, enviou este trabalho, juntamente com as regras especiais do Handebol de campo, a países como: Estados Unidos, Irlanda, Itália, Suíça, França, etc.
Foi assim que surgiu este esporte competitivo, que anteriormente, era praticado apenas como preliminar e mais pelas meninas. Agora, já seria praticado também pelos meninos o que aumentaria ainda mais o espírito de competição.
É por essa razão que chamamos Karl Schelenz, o pai do Handebol, já que foi ele quem adaptou o Torball para o Handebol, forçando assim, a popularização do jogo em toda a Europa. Este trabalho foi favorecido pelo fato de ter sido ele, professor da Faculdade de Educação Física de Berlim, onde havia muitos alunos estrangeiros, que levaram para seus respectivos países os conhecimentos ali obtidos. O professor Schelenz fez palestras sobre a nova modalidade em vários países europeus, entre 1920 e 1930.
Como jogar:
Duas crianças do mesmo time ficam no meio do campo e uma a toca a bola para outra, em seguida a que pegou a bola vai batendo e tocando a bola até o gol. Quando a criança segura à bola ela pode ou não dar três passos quando ela der ela pode jogar pro gol ou tocar para alguém (sem entrar na área).
Aquecimento:
Gol ambulante:Os alunos dispostos em duas equipes,sendo que cada equipe deverá eleger o seu goleiro que ficará andando ao redor da quadra(por cima das linhas do handebol ou outras) com um arco nas mãos (elevado).As equipes deverão trocar passes e tentarão chegar até seu arco para fazer um gol (jogando a bola através do arco).A outra equipe logicamente não deixará isso acontecer e vai tentar interceptar a bola e começar tudo de