Handebol
O handebol (ou handball) é um esporte extremamente disputado. É um jogo de velocidade e muita ação e que exige uma preparação atlética bastante aprimorada. Durante uma partida de handebol é importante saber coordenar bem os movimentos para frente, para trás e para os lados. Além disso, é necessária a preparação para eventuais mergulhos, saltos e impulsões, tudo isso para se antecipar às jogadas e chegar na bola sempre antes do adversário.
Este esporte faz com que a bola atravesse a quadra em velocidade mais lenta, fazendo com que haja mais correria no jogo. Por isso, é importante estar em excelente forma física com um treinamento paralelo ao esporte é muito importante: treino de resistência para os músculos inferiores, treino de força para os músculos superiores e treinamento aeróbico (corrida, corrida na esteira, bicicleta, etc.).
Nesta modalidade não se exige apenas a forma física, ou somente treinar, exige-se também cuidar da alimentação, ingerindo uma boa quantidade de nutrientes, pois o corpo terá muito desgaste físico e vai precisar de bastante energia.
PRINCIPAIS NOMES DA HISTORIA DO HANDEBOL
NO BRASIL
O armador esquerdo brasileiro Bruno Souza já foi eleito o terceiro melhor jogador do mundo, sendo o único brasileiro da história do handebol no Brasil a figurar entre os melhores do mundo. O ex-atleta da Metodista joga na Alemanha no H.S. V Hamburg.
NO MUNDO
Nikola Karabatic - Ele participou da equipe nacional de handebol francesa que recebeu a medalha de bronze no Campeonato Europeu de Handebol em 2008. Foi artilheiro no campeonato, juntamente com Ivano Balić e Lars Christiansen, e eleito o "Jogador Mais Valioso" do campeonato. Em 2008 ganhou a medalha de ouro com a França nos Jogos Olímpicos de Pequim ao bater a Islândia na final por 28 a 23, marcando oito gols.
Ivano Balić - é um jogador croata que atualmente joga no RK Zagreb da Croacia. Ivano Balić foi eleito o melhor jogador do mundo em 2003 e 2006 se tornando