Contabilidade
A filosofia nos possibilita questionar e refletir sobre qualquer situação, permitindo a todos ter um ponto de vista sobre qualquer situação. Ela nos ajuda a compreender melhor o mundo em que vivemos e a tomar uma atitude crítica em relação às respostas ou soluções que vão sendo apresentadas para os problemas da sociedade, assim, podendo ser melhoradas e alcançando objetivo de um mundo cada vez melhor para todos.
Um profissional de contabilidade deve, antes mesmo de aplicar uma filosofia em seu ambiente de trabalho, aplicá-la em sua vida pessoal, tendo uma postura mais expressiva dentro da sociedade, fazendo com que as pessoas respeitem e confiem cada vez mais no contador.
Antigamente, esse profissional era conhecido por guarda-livros, mas nos dias atuais a atuação do contador gerou uma nova visão para a sociedade, devido a sua importância no controle de seu patrimônio e ela o vê como alguém em que tem confiança para se formar opiniões de seu interesse.
Por isso que a filosofia se encontra no crescimento do conhecimento pessoal dos contadores, pois adquire consciência para separar quais os valores a serem respeitados na busca por sua satisfação pessoal e empresarial, e nessa busca temos a ética.
O Conselho Federal de Contabilidade criou o Código de Ética Profissional do Contador, esse código exige uma atualização dos conceitos éticos na atividade contábil e procura fixar a forma em que esse profissionais devem conduzir no exercício dos assuntos relacionados à profissão e à classe. É de grande importância esse código que faz com que a maneira de pensar e agir desses profissionais seja quase a mesma, formando a filosofia deles.
De acordo com esse código, o contador tem diversos deveres, como ser honesto, guardar sigilo sobre o que sabe, ser prudente em suas opiniões e responsável com os compromissos assumidos com seu cliente. Muitas são as proibições no exercício da profissão, como assumir serviços que desprestigiem a classe,