Handebol
O handebol do inglês: hand=mãos, ball=bola; é um esporte no qual jogamos a bola com as mãos para golear o adversário, faz lembrar o futebol, mas se diferencia nas regras e no estilo que se joga. As regras do jogo variam com modalidade, porque há o handebol de quadra, o de campo, o de areia e o de cadeirantes.
No handebol de quadra duração de cada tempo é de 30 minutos, com intervalo de 10 minutos. Apenas dois árbitros participam, um secretário (que faz as anotações) e o cronometrista (marca o tempo de jogo).
O maior objetivo na partida é marcar um gol, portanto, vence a partida a equipe que, ao final, tiver marcado o maior número de gols. Porém, há possibilidades de haver empates.
Os jogadores são obrigados a respeitar as regras de quadra ou acabam cometendo faltas. Quando dão mais de três passos com a bola na mão, arrancá-la do adversário ou pisar na área do goleiro adversário com ou sem a bola, são situações consideradas como falta, que são penalizadas com tiro de 7 metros.
Cada time tem 12 jogadores, sendo cinco no banco (reservas) e sete na quadra (jogando-incluindo o goleiro).
Cada jogador possui seu posicionamento, que são divididos entre:
Goleiro ==> Joga no Gol e pode defender a bola com o pé.
Pontas ==> Tem dois, um esquerdo e outro direito. Os pontas jogam bem, na ponta da quadra, para atrair a atenção para eles e o meio da área ficar livre, sem defensor.
Meias ==> Tambem são dois e ficam um pouco mais para o meio da quadra do que o ponta.
Armador central ==> é o “armador”da equipe praticamente todas as bolas passam pela mão dele. É o mais habilidoso
Pivô ==> joga infiltrado na defesa do adversário, fazendo bloqueios para os companheiros e recebendo bolas na linha dos 6 metros ( a área do goleiro)
Aqui estão sete dos jogadores do handebol masculino do Brasil:
Ale- goleiro
Helinho- ponta esquerda
Jaqson- armador esquerdo
Leo- central
Sidney- armador direito
Tupan- ponta direita
SB- pivô escalação das jogadoras de