Handebol
Belém — PA
Setembro de 2013
Introdução
O Handebol não teve inventor especifico. Na Grécia e na Roma Antiga, algumas atividades que se assemelhavam os esportes com bola já eram praticados. Handebol como toda modalidade esportiva coletiva requer uma adequada preparação para a sua prática, é entre os esportes coletivos o mais fácil e um dos que oferece maior conteúdo físico.
Handebol Handebol é um esporte coletivo que foi oficialmente iniciado por Hirschmann, em 1912 na Alemanha, com o nome de Raftball. Logo depois, em 1919, um outro alemão, Karl Schelenz, reformulou o jogo rebatizando-o de Handball. Após ter as regras publicadas pela Federação Alemã de Ginástica, o esporte começou a ser praticado de forma competitiva em países como, por exemplo, Áustria, Suíça e Alemanha.
Este esporte competitivo, que anteriormente, era praticado apenas como preliminar e mais pelo sexo feminino. Agora, já seria praticado também pelo sexo masculino, o que aumentaria ainda mais o espírito de competição. Karl Schelenz é conhecido como o pai do Handebol, já que foi ele quem adaptou o Torball para o Handebol, forçando assim, a popularização do jogo em toda a Europa. E no ano de 1925, foi realizada a primeira partida internacional de handebol, entre as equipes da Alemanha e da Áustria. Os austríacos levaram a melhor, vencendo os alemães por 6 a 3.
História do handebol no Brasil
O Handebol surgiu no Brasil Após a I Grande Guerra Mundial, uma vez que um grande número de imigrantes alemãs veio para o Brasil estabelecendo-se na região sul por conta das semelhanças climáticas.
Dessa forma os brasileiros passaram a ter um maior contato com a cultura, tradição folclórica e por extensão as atividades recreativas e desportivas que eles praticavam, dentre os quais o então Handebol de Campo. Foi em São Paulo que ele teve seu maior desenvolvimento, principalmente quando em 26 de fevereiro