CERÂMICA
Variedade de produtos
Dá-se o nome de cerâmica à pedra artificial obtida por meio da moldagem, secagem e cozedura de argila ou mistura contendo argila. A necessidade de construir usando pedras artificiais surgiu em lugares onde escasseava a pedra eram abundantes os materiais argilosos. A grande diversidade de argilas encontradas na superfície da Terra permite que se obtenham produtos cerâmicos com as mais diversas características tecnológicas, compreendendo o seguinte:
a) desde produtos rústicos, como tijolos e telhas, até produtos de fino acabamento, como os de porcelana;
b) desde produtos permeáveis, como velas de filtros, até produtos impermeáveis, como as louças sanitárias e de grés cerâmico;
c) desde produtos frágeis ao fogo até elementos refratários e resistentes a altas temperaturas;
d) desde produtos usados como isoladores elétricos até os supercondutores, uma das maiores inovações tecnológicas deste final de século. Assim, o material utilizado por nossos ancestrais, nos primórdios da civilização,encontra ainda hoje aplicações, que vão além da construção civil, nas indústrias automobilística, eletroeletrônica, espacial e biomédica.
Produtos Cerâmicos para Construção A indústria fabrica e coloca no mercado da construção uma gama enorme de produtos cerâmicos, os quais podem ser classificados de acordo com o seguinte esquema:
• materiais cerâmicos comuns
• materiais cerâmicos de alta vitrificação (materiais de grés cerâmico, materiais de louça)
• materiais de cerâmica refratária
Materiais Cerâmicos Comuns São os materiais de argila propriamente ditos ou cerâmica vermelha. São assim denominados porque seu principal componente é a argila, a qual geralmente contém óxido de ferro, elemento responsável pela coloração avermelhada que é a característica principal desse tipo de cerâmica. Dentre os materiais de argila destacam-se os porosos (tijolos, telhas, tijoleiras, etc.) e os vidrados ou gresificados (tijolos e telhas