Handebol Em Cadeiras De Rodas
No HCR teve inicio no ano de 1993 na UNICAMP, foi formado um grupo para a realização de atividades físicas com pessoas com deficiencia, sendo sistematizado no ano de 2005 em Toledo, no Paraná, é uma modalidade que foi adaptada.
O HCR consiste em duas modalidades, onde são realizados os jogos;
HCR 7: jogado por duas equipes de sete jogadores e o mesmo número de reservas. O tempo de jogo (2 tempos de 20 minutos – 5 minutos de intervalo) e as dimensões da quadra (20 x 40 m) são iguais ao Handebol convencional.
O HCR7 foi adaptado as novas regras do Handebol de Salão para a prática com cadeira de rodas e tem por princípio facilitar o acesso de cadeirantes que não tem possibilidades de praticar outras modalidades esportivas.
HCR 4: jogado por duas equipes de quatro jogadores e o mesmo número de reservas. O jogo acontece em dois sets de 10 minutos (cinco minutos de intervalo), e caso de empate haverá prorrogação de 5 minutos tornando-se vencedor do set a equipe que fizer o primeiro gol ("gol de ouro"). As dimensões da quadra equivalem às medidas na modalidade convencional (40m x 20m).
O HCR4 utilizou como base para adaptações as regras do Handebol de Areia e tem como princípio desenvolver um jogo que apresente uma plasticidade que seja atrativa aos veículos de mídia, contribuindo para a difusão da prática do Handebol em Cadeira de Rodas.
HCR4- adaptado do handebol de areia, porem alguns sistemas não foram definidos e outros não se enquadram bem para a realidade do HCR ( devido ao fato de não haver um goleiro fixo as possibilidades de sistemas são ampliadas)
Quem pode jogar HCR: pessoas com deficiências físicas decorrentes de poliomielite, lesão medular (paraplegia e tetraplegia) e má formação ou amputação de membros inferiores.
Cada jogador passa por uma avaliação funcional, sendo classificado conforme tipo/nível de lesão e o grau de mobilidade. Com base nessa classificação funcional,
Quem
O material utilizado são as cadeiras