Halftoning
O termo halftoning diz respeito a uma técnica de simulação de tons contínuos de cor usando apenas duas cores, geralmente as cores branca e preta para simular tons de cinza.
É o processo usado para converter uma imagem em níveis de cinzas G numa imagem binária B de forma que B pareça G se B for vista a certa distância. A imagem B é denominada de imagem meio-tom.
O algoritmo de halftoning varre uma imagem, pixel a pixel, e compara com um valor que determina o tom de cinza que será colocado em seu lugar. Tem a capacidade converter uma imagem qualquer para uma imagem composta de apenas dois valores, de forma a gerar a menor distorção possível para o olho humano. Devido ao fato do sistema visual humano atenuar a distinção entre os pontos com tons diferentes, os padrões de pontos pretos e brancos produzem um efeito visual como se a imagem fosse composta por mais tons de cinza. As primeiras aplicações foram utilizadas na indústria gráfica para imprimir imagens em jornais, de forma que os tons de cinza eram representados por círculos de tinta preta. Se a região da imagem fosse mais escura, os círculos eram maiores, se fosse mais clara, menores.
1.1 Processo desenvolvido:
- Para realização do processo foi realizado utilizado a ferramenta Matlab;
- É aplicado os algoritmos desenvolvidos para cada finalidade.
- Foi desenvolvido um algoritmo para fornecer uma imagem de saída em halftoning; um algoritmo que dado a imagem em halftoning, devolva como saída uma imagem em níveis de cinza; e um que cria uma imagem em halftoning, consistindo em 10 linhas de largura de 60 pixels.
1.2 Algoritmo:
Questão a:
function half = halftoning(img); P(:,:,1) = [0 0 0; 0 0 0; 0 0 0];
P(:,:,2) = [0 1 0; 0 0 0; 0 0 0];
P(:,:,3) = [0 1 0; 0 0 0; 0 0 1];
P(:,:,4) = [1 1 0; 0 0 0;