Instituição Enron
2. Fale como a desregulamentação de setores da economia favoreceram as ações antiéticas. Devido à liberdade em demasia que os contadores e auditores da empresa têm; a pressão por resultados que não admite fracasso e a ganância e a ambição excessiva por parte dos executivos.
3. O que é a contabilidade baseada no Mark to Market e como ela favoreceu a Enron? Possibilitava contar os ganhos projetados nos contratos a longos prazos, aumentando seu rendimento e manipulando as projeções de valores. Desta forma, não tinha como o mercado financeiro determinar como a companhia obtinha seu dinheiro e qual era o seu real patrimônio líquido. O Mark to market permite a empresa contabilizar como ganho corrente uma receita projetada (futuro) e não haveria taxação sobre esta parcela projetada.
4. Como a Enron manipulou o fornecimento de energia na Califórnia para ganhar mais dinheiro? Os negociadores (traders) da Enron manipulavam os preços da energia, suspendendo o fornecimento, com isso tentavam salvar as finanças da empresa, prejudicando a economia do estado e arriscando a vida de milhares de pessoas, por meio de apagões.
5. Explique a relação entre a Enron e os bancos envolvidos. A Enron pagava anualmente centenas de milhões de dólares em taxas, incluindo taxas em operações com derivativos. Os bancos de investimentos viabilizaram a criação dos SPEs e participavam ativamente, porém nenhum banco de investimento alertou os investidores sobre o problema da Enron. 6. Como se deu a descoberta das fraudes da Enron e o começo do declínio da mesma? Após várias denúncias contra a