Haletos
Leiliane da S. Souza
Engenharia Ambiental – 2º fase
Química Orgânica
Alexandre Moreira Lápis
Chapecó, Outubro de 2014.
Haletos de Alquila
Os haletos orgânico são substâncias provenientes de compostos orgânicos pela troca de um ou mais hidrogênios por halogênio – F, Cl, Br, I.
Os haletos podem ser classificados de acordo com o halogênio que está na cadeia carbônica, como fluoretos, cloretos, brometos iodetos ou mistos.Também podem se classificar de acordo com o número de átomos de halogênio na molécula, como mono-haleto, di-haleto, tri-haleto, etc.A classificação mais importante é quanto à grande reatividade de dois grandes grupos, os haleto de alquila e os haletos de arila.
O haleto de alquila é o composto orgânico que possui um halogênio ligado a um carbono saturado de um hidrocarboneto de cadeia aberta.
Sua fórmula genérica do é:
R – XOnde:R – grupo alquila ou radical alquilaX – halogênio
539115442595Haletos de alquila são classificados como primários, secundários ou terciários.
O átomo de halogênio do haleto de alquila é ligado a um carbono sp3. Por isso, a disposição dos grupos em torno do átomo de carbono é normalmente tetraédrica e o composto sempre é polarizado, pois os halogênios são mais eletronegativos que o átomo de carbono. Os halogênios ligados a um carbono hibridizado em sp2 são chamados haletos vinílicos ou haletos de fenila. Os halogênios ligados a um carbono hibridizado em sp não ocorrem devido sua baixa estabilidade.
Nomenclatura
1º Etapa:
Localize o alcano principal
Numere a cadeia principal de modo que o carbono ligado ao halogênio possua o menor número
Os substituintes halogênicos são indicados pelos prefixos fluoro-, cloro-, bromo-e iodo- e listados em ordem alfabética com outros substituintes.
Para haloalcenos, a numeração é determinada através da localização da dupla ligação C-C.
Nomes comuns - nome do grupo alquil seguido pelo nome do haleto
Diversos poli-haloalcanos