PREPARAÇÃO DE MÚSCULOS ARTIFICIAIS A BASE DE POLIPIRROL
Jefferson C. Queiroz, Helinando P. de Oliveira
1 - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Instituto de Pesquisa em Ciência dos
Materiais,Juazeiro-BA, 49902-300, jeffersoncqueirozz@gmail.com.
Resumo
A utilização de atuadores mecânicos de precisão e o desenvolvimento de novos dispositivos eletromecânicos do tipo "músculos artificiais" representa um tema de extremo interesse para a engenharia e ciências dos materiais, uma vez que passa a permitir a aplicação em diversas áreas, como, sensores, tecidos inteligentes, motores entre outros. O presente trabalho descreve a construção de filmes de polipirrol utilizando um método de polimerização interfacial, em um sistema contendo dois líquidos imiscíveis (água e clorofórmio), cloreto férrico como agente oxidante e pirrol. Além disso aplicou-se um estímulo elétrico com diferentes frequências para verificar a resposta dos músculos.
Introdução
Nos últimos 20 anos, uma nova classe de polímeros derivados de monômeros heterocíclicos, de cadeia predominantemente aromáticos e alifáticos, tem sido descoberta com habilidades para conduzirem corrente elétrica. Os mais estudados e conhecidos são: polianilina, polipirrol, poliacetíleno, politiofeno, polifenileno e polifurano [1]. Dentre estes polímeros, o polipirrol tem sido investigado extensivamente devido às suas propriedades de interesse prático, ou seja boa estabilidade química e térmica na forma condutora, facilidade de síntese, alta condutividade elétrica e graus de liberdade disponíveis para modificar as propriedades elétricas e físicas, podendo-se recorrer a derivados, copolímeros, compósitos e dopantes para obter polímeros com propriedades específicas [2].
Um exemplo destes mecanismos são as inovações relacionadas a alguns atuadores eletromecânicos, dispositivos estes capazes de converter diretamente a energia elétrica para energia mecânica como forma de resposta a uma determinada tensão