Hakuna matata
Caminhada ou corrida?
Caminhar ou correr são maneiras bem simples e prazerosas de se entrar em forma. Ambas são excelentes formas de manutenção da saúde, qualidade de vida, fortalecimento dos músculos dos membros inferiores, perda de gordura e melhora do condicionamento cardiorrespiratório. Quanto à escolha por uma ou outra atividade, vai depender dos objetivos e da condição física de cada pessoa. Para o praticante que deseja manter-se ativo e longe do sedentarismo, a caminhada seria uma boa escolha, pois é de fácil execução e de grande valia para iniciantes. Caso o praticante queira aumentar ainda mais o seu gasto calórico, pode optar pela corrida aumentando gradativamente a velocidade e o tempo de execução em níveis de perda de gordura.
A caminhada
A escolha da caminhada como atividade física é recomendada especialmente para iniciantes, idosos e gestantes por não possuir contraindicações, e por apresentar baixo risco de lesões articulares. Para se obter os benefícios da caminhada, ela precisa ser ininterrupta e executada com certo vigor, dentro dos limites de cada praticante. Comece com uma caminhada de baixa intensidade, e em um curto período de execução e vá aumentando gradativamente a intensidade e o tempo de execução. O ritmo é algo muito individual, porém caminhar lentamente não trará perda calórica, pois os benefícios vindos de uma atividade aeróbia dependem da intensidade do esforço. Exemplo: Inicie com uma caminhada de intensidade baixa durante 20-25 minutos numa frequência de 3 (três) vezes por semana, após um período de adaptação aumente o tempo de execução para 30 minutos e a intensidade de baixa para média.
A corrida
A corrida é uma atividade que aumenta o impacto nas articulações dos membros inferiores, porém leva a um gasto calórico maior que a caminhada e por ser uma atividade de maior intensidade estimula mais a bomba cardíaca. Se o praticante optar pela corrida, procure iniciar em ritmo mais