Hajj
Fazer peregrinação a Meca, todos os Muçulmanos adultos com boas condições físicas e financeiras pelo menos uma vez na vida faz parte dos cinco Pilares do Islão. Meca é considerada a cidade mais sagrada do mundo para os Islâmicos, pois foi onde o profeta Maomé nasceu e onde se encontra Kaaba. Hajj como é conhecida à peregrinação a Meca recebe cerca de dois milhões de Muçulmanos todos os anos, vindos de todos os cantos do mundo.
Hajj só pode ser realizada uma vez por ano, entre o oitavo e o décimo dia do mês de Zul Hijja, o último mês do calendário Islâmico.
Os peregrinos devem estar vestidos com “Ihram”, duas peças brancas para os homens e uma túnica longa para as mulheres, simbolizando dessa forma que nós todos somos iguais perante a Deus, sem nenhuma diferença de cultura ou classe.
Na visita os peregrinos visitam vários pontos sagrados entre eles a Kaaba, uma construção cúbica de aproximadamente 15 metros de altura coberta por um manto negro, onde é encontrada em seu interior uma pedra escura, uma das relíquias mais sagradas do Islã. Os fies devem dar 7 voltas a Kaaba no sentido anti horário efetuando o que se chama Tawaf, durante essas 7 voltas são realizadas orações , Kaaba é considerada pelos devotos do Islã como o lugar mais sagrado do mundo,que de acordo com o Alcorão foi construída por Abraão.
Após vários rituais, os ritos terminam com o inicio de um festival para celebrar o fim do Hajj, chamado Eid al-Adha (Festa do Sacrifício), e por ultimo efetuar um Tawaf e um Sai antes de se despedirem de Meca.
Os peregrinos passam esses momentos pedindo perdão a Deus, se purificando e se familiarizando com ambiente espiritual e histórico em que viveu o profeta Maomé.