Haiti
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
GIOVANNA ALONSO RUA
A GEOPOLÍTICA DO HAITI
SANTOS
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO....................................................................02
2 HISTÓRICO.........................................................................02
3 AS MILÍCIAS.......................................................................05
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................10
5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...............................12
1. INTRODUÇÃO
O Haiti tem uma história singular. Em 1492, quando Colombo chegou à costa americana, batizou de Isla de Hispaniola o que mais tarde seria dividido entre dois países, República Dominicana e, é claro, o Haiti. Em 1697 passou ao domínio francês onde se desenvolveu uma produção rentável de açúcar, e com isso, o tráfico de escravos. Com diferentes etnias, houve um aumento de relacionamentos inter-raciais onde passou a gerar uma população de mulatos. Em 1789 a escravidão foi abolida e foi deixado ao cargo de governador geral Touissant Louverture, um ex-escravo doméstico, em 1081 a Constituição Haitiana foi redigida, e em 1804 o país se torna independente, sendo assim o segundo país das Américas a tornar-se independente e a primeira república negra do mundo. Na figura abaixo podemos ver a localização do Haiti na América Central:
Figura 1 - Mapa do Haiti. Disponível em http://www.fab.mil.br/portal/hotsites/missaohaiti/imagens/MapaHaiti.gif. Acessado em 27 de maio de 2012.
2. HISTÓRICO
Devido à sua independência, o Haiti teve que pagar uma indenização à França, o que levou o país a uma enorme decadência econômica, social e política. Com ascensão no cenário mundial, forças intervencionistas vindo dos EUA instauraram um novo governo que aprovou uma nova constituição em 1918 que permitia que estrangeiros pudessem possuir terras haitianas para residência, comércio ou indústria. Os