HAHAHAHA
PESQUISA SOBRE BANKSY
Banksy ativista político e diretor de cinema britânico, é conhecido mundialmente por espalhar obras de arte irreverentes nas ruas, que modificaram conceções, incitaram à reflexão e alteraram a forma como os “graffitis” são vistos hoje em dia. O artista dá cor às ruas com “graffitis” de diferentes estilos, instalações, “stickers” e outros géneros de projetos artísticos, que têm o propósito de elaborar duras e sarcásticas críticas à política, à sociedade em geral e à guerra do mundo contemporâneo.
Apesar do seu trabalho ter começado em Bristol, no interior de Inglaterra, as suas obras difundem-se pelos muros de todo o mundo: da Europa aos Estados Unidos da América, de Londres a Nova Iorque, de Los Angeles a Israel. Este facto, aliado ao anonimato do artista, faz com que a sua descrição seja a sua própria localização: “De Banksy, importa menos a pessoalidade; sua descrição é sua localização; ele é sua localidade.” (Schneedorf, José)
Apesar de toda a fama, que lhe é concedida pelo seu admirável trabalho, Banksy não deixa de ser um incógnito para a humanidade. Se uns dizem que “o homem por trás do muro” se chama Robert Banks, que ronda os 40 anos de idade e é natural de Bristol, outros afirmam que se trata de Robin Banks, nascido em Bristol, no dia 28 de julho de 1973, havendo ainda quem prefira Robden. “But, who knows?”
Será que se pode considerar Banksy um artista de intervenção? Atualmente, a intervenção é assumida como uma manifestação artística legítima. Contudo, quando não é autorizada, é vista como um ato de puro vandalismo, questão que tem originado um rol de debates. É, portanto, através do humor, da ironia e da crítica que a intervenção desencadeia alterações no rumo normal do quotidiano. Mesmo não estando a par da sua verdadeira identidade, podemos afirmar que Banksy é um especialista na sua área, já que grande parte do seu trabalho se encontra dividido