Serviços orientados a conexão
Para que uma redes de computadores, funcione com perfeição devem possui todos os hardware de redes, necessário para o seu funcionamento. Esse tipo de hardware antes de ser implantados em uma rede devem ser analisados pelos profissionais que iram implantar a rede.
Portanto, devem ser analisados, minuciosamente cada detalhe, como a compatibilidade e capacidade de transmissão.
Repetidor - É um dispositivo que opera apenas na camada física. Pode trafegar em uma distância fixa antes da atenuação colocar em risco a integridade dos dados. E é capaz de superar a restrição de comprimento de redes Ethernet 10Base5. Nesse padrão, o comprimento do cabo é limitado a 500 m. Para fazer a extensão desse comprimento, dividimos o cabo em seguimentos e instalamos repetidores entre eles.
Um repetidor é utilizado para receber e ampliar sinais, fazer o recebimento dos sinais antes de ficar fraco ou corrompido, regenerar o padrão de bits original. Encaminha o sinal regenerado e Pode fazer extensão do comprimento físico de uma rede LAN ( Local Área network).
Hubs - Existem dois tipos de hubs, os hubs passivos e hubs ativos. E suas funções é fazer a centralização e distribuição dos quadros de dados em redes fisicamente ligadas;
Hubs Passivos - É um conector, que conecta os cabos provenientes de diferentes ramificações. Em uma rede LAN Ethernet com topologia estrela, um hub passivo é um ponto onde os sinais provenientes de diferentes estações colidem; é o ponto de colisão. Esse tipo de hub faz parte dos meios de transmissão; sua posição na arquitetura TCP/IP é abaixo da camada física.
Hubs Ativos - É um repetidor multiportas. Esses hubs são usado para criar conexões entres estações em uma topologia física em estrela. Este tipo de hubs também podem ser usado para criar vários níveis de hierarquia. Com o uso hierárquico esses hubs elimina a limitação de comprimento do 10Base- T em até 100 m.
Switch de camada 2 - O switch de camada 2 opera nas camadas