Hahaha
Características: Retrata e critica os modos, costumes e comportamentos da sociedade carioca no século XIX. Os assuntos abordados no romance urbano são problemas comuns da vida de todo mundo como intrigas amorosas, dificuldades financeiras, sociais.
Principais Autores e Obras:
Joaquim Manoel de Macêdo
Obra: “A Moreninha”
Três estudantes de Medicina passam o feriado na casa da avó de um deles, em uma ilha. Um deles apostou que se ficasse apaixonado por uma mulher por mais de quinze dias, escreveria um romance contando a história desta paixão. A partir daí, conhece Carolina (A Moreninha) por quem se apaixona. O único obstáculo à união dos dois é a promessa de fidelidade feita pelo estudante a uma menina que conhecera na infância e cujo paradeiro e identidade desconhece. Porém este empecilho é resolvido no final do livro causando surpresa aos leitores e personagens do enredo. (Sinopse retirada do “Wikipédia”)
José de Alencar
Obra: “Diva”
Diva narra a história de Emília Duarte. O narrador, em primeira pessoa, é o homem que a ama, Augusto Amaral. Emília é uma adolescente muito retraída e tem aversão a que estranhos a toquem. Uma enfermidade a leva quase à morte. É chamado um médico recém-formado, colega de seu irmão, Dr. Augusto Amaral. Augusto dedica-se a Emília, mas ela se recusa a ser tocada e não o deixa sequer entrar no quarto. Apesar de tudo, Augusto consegue salvar a moça, o que faz com que ela o odeie, temendo que ele exija sua amizade como recompensa. Seguem-se várias discussões e brigas entre os dois, onde se revela o caráter de Emília, extremamente instável e voluntariosa. Augusto acaba apaixonando-se por Emília, mas as atitudes dela são tão incertas que acabam por levá-lo ao desespero. Ao final tudo se reequilibra e termina bem, quando Emília revela seu amor pelo médico. No final do Capitulo III, a personagem Emília é comparada a uma Vênus moderna, a diva dos salões, explicando assim o título do livro: Diva. (Sinopse retirada