hahaha
1º SETOR: PODER E AMBIÇÃO
Considerado um símbolo do poder, riqueza e ambição. A busca do precioso metal tem sido através dos tempos, de forma concreta ou simbólica, uma permanente obsessão do ser humano.
Consta que sua utilização começou com as primeiras civilizações no Oriente Médio. É possível que tenha sido o primeiro metal utilizado pela humanidade.
O mais antigo artefato em ouro foi encontrado no Egito. A história dessa ambição começa na Grécia, no século V a.C., com o Rei Midas, diz a lenda que o rei enfeitiçado conseguia transformar em ouro tudo que tocasse.
Os Alquimistas chineses buscavam a Pedra Filosofal, que além de proporcionar a "Vida Eterna" teria também o poder de transmutar qualquer metal inferior em ouro.
Na Civilização Indiana o ouro é considerado sagrado, talvez uma das civilizações que mais respeitam e utilizam ouro, ele se faz presente em toda essa histórica cultura milenar.
A Pureza também é representada pelo ouro.
Reis e rainhas utilizavam ouro em suas coroas, joias e roupas para demonstrar seu luxo e poder.
No Brasil, a história começa com o ciclo do ouro em Minas Gerais. Um sonho que envolveu milhares de pessoas e favoreceu a primeira explosão da vida urbana brasileira.
A arte brasileira começava a exprimir-se na obra de numerosos artistas que o ouro inicialmente atraiu. Esses homens fizeram explodir o barroco na terra mineira. A sua circulação em pepitas ou em pó passou a ser proibida, ele só poderia existir fora das minas fundido em forma de barra e com selo da Coroa Portuguesa.
Um dos meios utilizados para burlar a fiscalização era transportar em forma de pó escondido nos cabelos. Surgindo aí a história de Chico Rei, um escravo negro no Brasil, nobre na África de onde veio para trabalhar em minas de ouro, e que escondia o ouro entre os seus cabelos, que lavavam na pia batismal da igreja, com o acobertamento de religiosos, e conseguiu comprar a sua alforria e de