hades
• Quem foi Hades? O Nome Hades pode levar a confusão, porque era usado pelos antigos gregos tanto para o deus que mandava no Mundo Inferior como para o Próprio Mundo Inferior. Embora fosse o reino dos Mortos, o Hades grego não se parecia com a idéia posterior de inferno, um sítio onde os condenados sofriam penas eternas. Era um lugar para onde todos os mortos – bons ou maus – seguiam, guiados pelo deus mensageiro Hermes. Só quando lá chegavam era decidida a sua sorte. Alguns, principalmente aqueles que haviam ofendido os deuses, sofriam, mas aqueles que tinham sido bons, ajuizados e caridosos, e autores de grandes feitos, podiam ter uma além-vida muito feliz. Sobre todos estes assuntos mandava o deus Hades, um rei austero mas justo ao mesmo tempo.
O deus Hades não aparece muito nas lendas gregas, porque depois de passar a ser o senhor do mundo inferior poucas vezes de lá saía. Uma ou duas vezes quando uma ninfa o encantou, aventurou-se a sair no seu carro puxado por cavalos pretos de aspecto sinistro, e numa curta visita à Terra levou Prosérpina, a filha de Deméter. Mas, normalmente Hades ficava oculto no seu reino.
Todavia, o reino de Hades tem um importante papel nas lendas gregas. Muitos heróis gregos, em companhia de outros deuses, visitaram o Hades por qualquer razão, quando ainda estavam vivos. Uma das tarefas preferidas que um deus entregava a um mortal era mandá-lo era mandá-lo ao Hades e trazer um objeto ou qualquer outra prova da visita. Era precisa muita habilidade (ou ajuda de um poder mágico) para um mortal entrar no Hades e conseguir sair outra vez.
• Sua origem : guerra de titã Temendo uma profecia que dizia que seria derrotado por um dos filhos, Cronos passou a devorar os filhos tão logo sua mulher, Reia, os tinha. Assim ocorrera a todos os filhos que teve, à exceção de Zeus que, para ser poupado, foi num ardil materno trocado