Hades
Era filho de Cronos e de Réia, irmão de Zeus, Héstia, Demeter, Hera e de Poseidon.
Hades aparece raramente nas lendas, embora seja muito mencionado. Os principais episódios de que participa; o do 12º trabalho de Héracles; e o de Orfeu e Eurídice. Porém passagem mitológica mais conhecida envolvendo o deus Hades é aquela em que ele rapta Perséfone, filha da deusa Deméter, para viver com ele no mundo subterrâneo, tornando-a sua esposa. Ele a traiu duas vezes, uma quando teve um caso com a ninfa do Cócito e também quando se apaixonou por Leuce, filha do Oceano. Este mito é mais conhecido como o Rapto de Cora (como Perséfone era retratada na mitologia romana). Não teve filhos.
Era um deus quieto e provocava muito medo na Grécia Antiga. Como estava relacionado com a morte, os gregos evitavam falar seu nome. De acordo com a mitologia grega, Hades era muito quieto, intimidativo e impiedoso. Não gostava de oferendas e sacrifícios. Também não costuma interferir nos assuntos terrenos. Quase não deixa o palácio infernal e o seu trono de ébano e de enxofre, mas fez isso duas vezes quando foi raptar sua esposa e a outra quando foi para o Olimpo se curar de uma ferida feita por Heracles, que tinha vindo capturar o cão Cérbero.
Seu mundo era dividido em duas partes: o Érebo onde as almas ficavam para ser julgadas para receber seus castigos ou então suas recompensas; e também a parte do Tártaro que era a mais profunda região onde os titãs ficavam aprisionados. Hades era presidente do tribunal, era ele que dava a sentença dos julgamentos.
Na mitologia grega, Hades era o deus responsável por governar o mundo subterrâneo (o reino dos mortos, um lugar onde só imperava a tristeza) e as almas após a morte.Conseguiu esse domínio através de uma luta contra os titãs, que Poseidon, Zeus e ele venceram. Assim Poseidon ficou com o domínio dos mares, Zeus ficou com o céu e a Terra e Hades com o domínio das profundezas.
O cão Cérbero
Além das sombras e almas encontradas em seus