historia ritual
Conjunto de gestos, palavras e formalidades, utilizados de maneira simbólica para que a mente acredite no que está fazendo, geralmente utilizados em religiões. Exemplos: Dança da chuva para os índios, oferenda aos deuses, oração, colação de grau, etc.
Ritos da igreja Católica
Missa: A missa é uma cerimônia litúrgica baseada em um texto, dotado de partes fixas com destaque para a consagração da eucaristia, que representa o momento mais elevado do rito, na medida em que reatuliza o sacrifício e a ressurreição de Cristo e a promessa de salvação para os que acreditam nesse mistério.
De acordo com um conjunto de autores e de especialistas em liturgias, alguns dos quais teólogos, a assembleia litúrgica tem características próprias que a diferem de qualquer outra reunião. É uma assembleia de batizados ou iniciados na fé e para a fé, de irmãos unidos pelo amor, aberta a todos que se ligam por laços profundos de pertencimento e fraternidade.
Fazer o sinal da cruz: marca o início e final de cada celebração e revela o grande mistério da fé cristã;
- estar de joelhos: sinal de reconhecimento da miséria e pequenez diante de Deus;
- dar as mãos: sinal de união e de fraternidade, disposição para o acolhimento e para a solidariedade;
- erguer as mãos: sinal de reconhecimento da grandeza de Deus, manifestação de confiança;
- dar o abraço de paz: uma saudação em que se expressa o bem-querer para todos.
O pão e o vinho: na civilização ocidental, o pão e o vinho são símbolos de todos os outros, e o pão é, emblematicamente, o fruto de uma relação do ser humano com a natureza que é medida pelo trabalho, entendido como esforço inteligente, realizado para transformar a natureza bruta e dela fazer nascer um fruto. O fato da refeição eucarística supõe materialmente a existência deste fruto, que é o pão. O vinho completa e acrescenta à refeição, uma nota de alegria e de festa. Pão e vinho são portadores de todo um simbolismo que dez da alegria, da