Habitações
Departamento de Engenharia
Engenharia Civil
Estrutura de Madeira
Seminário – Habitações
Goiânia, 2011
PONTÍFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
Departamento de Engenharia
Engenharia Civil
Estrutura de Madeira
Seminário – Habitações
Atividade Relacionada ao seminário da disciplina Estrutura de madeira destinada a compor a media N2.
Orientador:
Goiânia, 2011.
INTRODUÇÃO
O Brasil possui uma forte tradição construtiva em alvenaria de tijolos, técnica utilizada pelos portugueses, no início do século passado utilizando mão de obra escrava. Em contrapartida o Brasil é um país de evidente vocação Florestal, além das florestas tropicais possui a segunda maior área de reflorestamento de eucalipto do mundo.
O déficit habitacional principalmente nos países de terceiro mundo é muito grande, as necessidades atuais de incremento e reposição do estoque de moradias possuem incidência notadamente urbana – absorvem 81,3% do montante estimado, porém não exclusivamente metropolitana.
Sendo assim, o Brasil possui uma grande capacidade de crescer na visão de habitações de madeira.
Madeira em Toras
As casas pré-fabricadas em toras, geralmente seguem um sistema construtivo padrão, onde se utilizam peças roliças de madeira de diâmetros variados, ligadas entre si por meio de encaixes e elementos metálicos: parafusos, chapas e demais conexões. O dimensionamento das peças de madeira, das ferragens e chapas metálicas é feito no cálculo estrutural da estrutura de madeira. As estruturas em tora são projetadas para serem compatíveis com outros sistemas construtivos como o concreto, a alvenaria e o aço, resultando em estruturas mistas.
As peças de madeira roliça podem desempenhar, ou não, função estrutural, resultando em elementos construtivos diversos, como pilares, paredes, vigas, tesouras, fechamentos, terças, escadas, etc, que variam em dimensões e quantidade conforme cada projeto.
O tratamento é feito em um