Habitações Contemporâneas RISCOS
Riscos
Introdução
As propostas neste trabalho querem incrementar a pesquisa sobre os muitos riscos preliminares possíveis de habitações que correspondem aos novos modos de vida das pessoas. Como a volta do trabalho em casa, o gradual desaparecimento da figura da empregada doméstica mensalista e o superequipamento eletro-eletrônico.
Convívio
A noção de convívio passa hoje por mudanças profundas. As relações de convivialidade ganham gradativamente os demais espaços da habitação: o quarto não se destina mais apenas ao repouso mas também a receber amigos e o espaço de higiene foi aberto ao uso simultâneo pelos diversos membros da família. O convivio entre as pessoas não depende mais de um espaço com esta finalidade específica.
Repouso e Isolamento
À medida em que o acesso a cada vez mais áreas da casa vão sendo abertos a todos os membros do grupo doméstico as possibilidades de isolamento tendem a diminuir. Higiene
A maneira como os diversos membros do grupo doméstico encaram a higiene pessoal tem se modificado. A nudez é vista com maior naturalidade por grupos que respeitam cada vez mais a individualidade de seus membros.
Do banho aberto às cabines individuais as propostas projetuais contemplam a diversidade. Preparação de alimentos
O espaço de preparação de alimentos foi um dos que sofreu maiores modificações no decurso da história da habitação. Redução da área da cozinha convencional e a supressão de seus anexos ao mesmo tempo em que a empregada mensalista está sendo substituída pela diarista e futuramente pelos cada vez mais modernos e acessiveis aparelhos eletroeletrônicos.
Trabalho em casa
Fazia muito tempo que a Habitação e o
Trabalho haviam deixado de compartilhar o mesmo espaço. Hoje a volta do trabalho ao espaço doméstico é uma tendência.
* avanço na tecnologia de telecomunicação
* unidades satélites
* terceirização de serviços
Articulações