Habilidades e capacidades motoras
Capacidade que o ser humano tem de desenvolver certas atividades ou pode ser referir potencialidade individual para a execução de habilidades motoras,que podem ser desenvolvidas pelo treinamento. Acredita-se que as capacidades motoras sejam determinadas geneticamente, mas não podem definir a intensidade, ou até mesmo onde o indivíduo pode desenvolver a velocidade ou flexibilidade, pois existem vários fatores a considerar.
O período de desenvolvimento de cada uma das capacidades é diferente no esporte, é muito difícil que as capacidades motoras sejam requeridas em forma pura e, geralmente, manifestam-se de forma associada.
As capacidades motoras podem-se divididas em:
Capacidades motoras condicionais;
Capacidades motoras coordenativas.
Capacidade
Capacidade refere-se ás qualidades físicas de uma pessoa, um potencial, definido genéticamente, que pode ser atingido ou não.
Habilidade refere-se a uma determinada força, ou resistência,mas precisamos aprender determinadas atividades.
Capacidades motoras condicionais
São capacidades ligadas ao processo energético e metabólico, são determinadas pela obtenção e transformação de energia. são geralmente divididas em:
Força
Velocidade;
Resistência;
Flexibilidade;
Agilidade
Força É a capacidade que permite reagir contra uma resistência através da contração muscular. Esta possibilita, entre outros esforços: saltar, empurrar, levantar, puxar... O desenvolvimento da força pode ser:
Geral – quando visamos o desenvolvimento de todos os grupos musculares;
Específicas – quando visamos o desenvolvimento de um ou vários grupos musculares característicos dos gestos de cada modalidade. Capacidade de executar movimentos críticos.
Velocidade
Capacidade de executar movimentos de dentro para fora no mais curto espaço de tempo. É a capacidade de executar ações motoras no mínimo de tempo, com intensidade máxima.
Resistência
Capacidade de suportar e recuperar da fadiga psíquica e principalmente da