Aprendizagem Motora
A aprendizagem é um dos processos que representa mais claramente o caráter dinâmico de sistemas biológicos. Essa afirmação é justificada pelo fato de que as experiências que enfrentamos no dia-a-dia produzem modificações em nosso sistema nervoso, que nos tornam mais aptos a lidar com situações semelhantes no futuro. Isto é, as constantes interações com o meio ambiente externo fazem com que as redes neurais responsáveis pelas funções exercitadas estejam em contínuo processo de mudança em busca de adaptação. Tamanho poder adaptativo é originário do que se denomina plasticidade neural (MAGILL, 2000).
A seguir, alguns apontamentos quanto a aprendizagem e o desenvolvimento motor (conceitos básicos) expostos pelo Professor Doutor Gabriel Humberto Muñoz.
Considerações gerais:
· Aprendizagem: centro de toda educação.
·Qualquer que seja o objetivo sempre estará ocorrendo interação entre professor e aluno.
·Interação depende da forma como o professor estrutura local ou ambiente de aprendizagem. Daí que para o professor torna-se fundamental compreender:
·Como a pessoa aprende ?
·Quais os aspectos do comportamento humano que envolvem a aprendizagem?
·Até que ponto a aprendizagem é semelhante para todos os tipos de comportamento, ou muito diferenciada para cada tipo de comportamento?
Para compreender a pessoa em termos de comportamento humano, a perspectiva desenvolvimentista defende, para fins de análise, a criação de categorias de comportamento (domínios) para determinar, didaticamente, quais os tipos de aprendizagem podem ocorrer em cada um desses domínios, lembrando que na realidade concreta tudo se relaciona e é inseparável.
Domínios:
Cognitivo: semelhante a “atividades intelectuais”.
Característica principal: Capacidade do organismo para fazer uso da informação de que dispõe.
Exemplos:
descoberta ou reconhecimento da informação (cognição); retenção ou armazenamento de informação ( memória); geração de informações a