desenvolvimento motor
Capacidades motoras substituem “Qualidades físicas”. Expressão utilizada para definir os pressupostos dos movimentos, desde os mais simples aos mais complexos.
Para que qualquer atividade motora possa ser executada com êxito necessita se das capacidades motoras, e no esporte o desenvolvimento do rendimento está intimamente ligado ao desenvolvimento das diferentes capacidades motoras.
Gundlanch (1968), divide 02 grupos fundamentais: capacidades condicionais e capacidades coordenativas.
Condicionais: são capacidades fundamentadas na eficiência do metabolismo energético. Elas são determinadas pelos processos que conduzem à obtenção e transformação de energia, isto é, os processos metabólicos nos músculos e sistemas orgânicos. São basicamente 03: força, resistência e velocidade.
Coordenativas: são determinadas essencialmente por componentes onde predominam os processos de condução nervosa, isto é, possuem a capacidade de organizar e regular o movimento, constituindo se portanto na base para o aprendizado, execução e domínio dos gestos técnicos. Aquilo que se denomina como “técnica” no esporte apoia se e é determinado preponderante por estas capacidades.
Barbante (2001) descreve 09 capacidades coordenativas:
-Capacidade de diferenciação sensorial;
-De observação;
-De representação;
-De antecipação;
-De ritmo;
-Coordenação motora;
-controle motor;
-reação motora;
-Expressão corporal.
***Para próxima aula pesquisar cada uma das capacidades coordenativas a cima (definição). Pensar e descrever um exercício prático(voltados para o movimento gímnico e não para o esporte) para cada uma destas capacidades.
Entregar na aula do dia 16/04. Para Gallardo (1997), São classificadas em 03 grupos:
1. Grupo I
Capacidades que dependem principalmente do tipo de fonte energética que é utilizada na execução das habilidades motoras:
a) Força muscular;
b) Velocidade de contração muscular;
c)