TurboProject
Instituto de Tecnologia-ITEC
Faculdade de Engenharia Mecânica-FEM
Disciplina: Projetos Industriais
Professora: Fátima Leal
Aluno: Paulo Lourenço Monteiro Junior
Matrícula: 11021001201
Resumo do Capítulo 3, elementos básicos para a concepção de um projeto, do livro 5 Diretrizes para elaboração de propostas de projetos
3.1 Diagnóstico do problema
Quando a possibilidade de execução do projeto e a análise preliminar de sua viabilidade são positivos, deve-se fazer um estudo para identificar de forma clara as características do problema a ser trabalhado no projeto, como suas causas, efeitos e condições que o cercam.
.2 Definição de objetivos, metas e atividades
Na elaboração de projetos é útil o conceito de estrutura lógica, que consiste na exposição clara dos objetivos e estabelecimento das relações entre atividades a serem executadas e as metas a serem alcançadas.
De acordo com essa metodologia, deve-se iniciar a elaboração com a adoção de hipóteses. A primeira é que se determinadas atividades são implementadas, serão alcançadas metas. A segunda é que se as metas são alcançadas, o objetivo do projeto será atingido. A cadeia de hipóteses que constitui a estrutura lógica do projeto é visualizada no esquema a seguir. O objetivo superior (ou objetivo geral) pode ser entendido como um objetivo amplo no qual os resultados do projeto em análise irão contribuir para ser concretizado.
O objetivo do projeto, também chamado de objetivo específico, é a definição do que se pretende alcançar ( no âmbito imediato) em função das atividades implementadas.
As metas são as etapas do projeto que permitirão a concretização do objetivo do projeto. As metas devem ser: mensuráveis, específicas, temporais, alcançáveis e significativas.
As atividades são as maneiras que as metas serão alcançadas. Para as atividades a serem realizadas deverão ser informados: o produto resultante, cronograma de execução, a metodologia empregada e as