Habilidades B Sicas No Ensino Da L Ngua Portuguesa
Segundo os PCNs(Parâmetros Curriculares Nacionais), sabe-se que para o uso eficiente de uma língua é necessário desenvolver as quatro habilidades básicas: LER, FALAR, OUVIR e ESCREVER. Utilizando de forma competente essas habilidades o educando será capaz de apresentar um bom desempenho em todas as disciplinas, pois ler e escrever é compromisso de todas as áreas.
No entanto, o trabalho a ser desenvolvido nas aulas de Língua Portuguesa deverá, sobretudo, estar centrado em práticas de língua que visem o desenvolvimento das competências desenvolvidas na comunicação verbal.
Tem-se, dessa forma uma proposta de ensino que procura contemplar as seguintes competências e habilidades:
LER: localizar, compreender e interpretar informação escrita para executar tarefas; determinar a idéia principal ou a mensagem essencial de um texto; identificar detalhes, fatos e especificações relevantes; inferir ou localizar o significado de vocabulário técnico ou desconhecido; julgar a precisão, adequação, gênero, dentre outros.
ESCREVER: comunicar pensamentos, ideias, informações e mensagens por escrito; compor e criar documentos como cartas, instruções, manuais, relatórios, com estilo, organização e formato apropriado ao assunto, propósito e leitor; verificar, editar e revisar para se ter informação correta e completa, ênfase apropriada, gramática, ortografia e pontuação.
OUVIR: receber, interpretar e responder a mensagens verbais.
FALAR: organizar as idéias e comunicar mensagens orais apropriadas aos ouvintes e situações; participar em conversação, discussão e apresentações em grupo; selecionar um meio adequado para transmitir uma mensagem; entender e responder ao retorno do ouvinte; e fazer perguntas quando necessário. A unidade em torno da qual se faz todo o trabalho de Língua Portuguesa é o texto, ponto de partida e de chegada, em torno do qual todas as tarefas propostas aos alunos se estruturam.
Sendo assim,