HABILIDADES PARA DAR APOIO AS RELA OES DE AMIZADES DAS CRIAN AS
Desenvolver uma rotina que inclua momentos planejados em que as crianças possam responder umas as outras livremente.
Crianças precisam ter interesse em comum. Essa providencia capacita a criança tímida e praticar mais habilidades em um convívio social. Crianças levam muito a serio as brincadeiras e as amizades.
O adulto tem que ficar atento ao objetivo positivo da criança recém chegada. Ela tem que decidir por si mesmo se o contato e bem vindo.
As crianças que hesitam antes de tentar unir-se ao grupo são quase sempre prejudicadas, pois depois que grupo se estabelece e difícil para ela se enturmar no grupo que já este formado.
Aconselhar a criança a brincar na mesma atividade perto do grupo em que deseja entrar. Se ela não se estabelecer uma alternativa é ajudar a criança a construir um novo grupo.
Quando uma criança empurra a outra quando estão brincando.O adulto tem que intervir na hora explicar que empurrar machuca e explicar que quando ela quiser alguma coisa é só falar e chamar ela pelo nome.
Evite interromper as conversas das crianças no meio e sempre tente estar perto para ajudá-las.
Criança de 6 a 12 anos ajude-as a dar inicio a conversação é a prestar atenção ao que dizem as outras.
Algumas crianças fazem amizades com mais facilidades e outras não.
E muito raro que haja criança sem nenhum amigos, mais tem crianças que desejam ter mais ou melhores amigos.
Muitas vezes os adultos perguntam se realmente as crianças compreendem o significado da amizade.Elas entende que amizades e o nome, aparência física, raça as habilidades e as atitudes.
Alem disso, as habilidades sociais das crianças tem um impacto fundamental de fazer e manter amigos.
Fazer amigos não é um processo automático ou mágico. Algumas crianças aprendem ter amigos a se relacionar com as outras crianças e pessoas por conta própria, mas outras precisam de ajuda.
Os adultos podem exercer um papel vital em ajudar nos comportamentos