Habiliades administrativas
Essas habilidades foram formuladas pelo pesquisador Robert L. Katz em meados da década de 70 e se dividem em 3 principais:
• Habilidades técnicas - São aquelas relacionadas à alguma atividade específica que demanda um conhecimento mais aprofundado. É geralmente desempenhada por pessoas com formação técnica ou tecnológica. Fazem parte do nível operacional da empresa e tem o supervisor como responsável pela liderança e controle.
• Habilidades Humanas - São aquelas que lidam com a capacidade de se relacionar bem com as outras pessoas e de se trabalhar em grupo de forma coesa e democrática. Fazem parte da área tática da empresa e são fundamentais no processo de arranjo organizacional, de delegação e acompanhamento de pessoas.
O gerente é o responsável por essa área, e tem entre outras funções, o desenvolvimento do capital humano e o incentivo à participação dos funcionários.
• Habilidades Conceituais - São as habilidades que envolvem a capacidade de visão holística da organização. Visão do todo e das partes, de como as peças se encaixam no processo geral de produção. Envolvem a capacidade de planejamento e estabelecimento de metas, de seleção de informações relevantes que influenciarão o rumo da empresa através da tomada de decisões.
Essas habilidades são requeridas no nível estratégico da empresa e são exigidas para ocupação do cargo de diretoria. A medida que se sobe na hierarquia empresarial, se torna necessário o desenvolvimento das habilidades humanas e conceituais. Um empreendedor tem que se aprofundar em ambas (e às vezes até saber um pouco das habilidades técnicas) para ter sucesso.