Haber bosch - AMônia
O processo de Haber para produção da amônia é baseado numa reação de hidrogênio e nitrogênio usando como catalisador o ósmio (depois de um tempo descobriu-se que o ferro também poderia ser utilizado como catalisador):
A aplicação do amoníaco vai desde a criação de fertilizantes, até a produção de explosivos como a TNT e a nitroglicerina. Sendo assim, sua produção foi de extrema importância bélica da primeira guerra mundial em diante.
Como visto na reação 1 mol de N2 reage com 3 moles de H2 para originar 2 moles de NH3. Sendo assim é possível maximizar a reação em escala industrial se aumentarmos a pressão e diminuirmos a temperatura, visto que caso a segunda seja aumentada a reação deslocaria-se no sentido inverso, isto é, na produção de reagentes, e sendo assim, não seria favóravel para a produção da amônia. As condições ideais para a formação de amônia são de 200 bar de pressão e temperatura de 500°C até 600°C.
Caracterização físico-química:
Estado físico: Gás comprimido liquefeito cor: incolor odor: odor característico sufocante e irritante.
Fórmula: NH3 pH: alcalino
Temperaturas específicas: ponto de ebulição: -33,35°C ponto de fusão: -77,73°C temperatura de decomposição: acima de 450°C temperatura de inflamação: não aplicável.
Limites de explosividade:
Inferior: 16%
Superior: 25%
massa volúmica: 0,682 g/cm3 (líquido a -33,4°C)
Densidade relativa de vapor (a -33,5°C e 1atm): 0,5963 massa específica: 0,771 kg/m3 a 0°C e 1 atm.
Pressão de vapor (a 23,9°C): 9,560 atm. solubilidade em água: solúvel com libertação de vapor.
Taxa de evaporação: elevada