Ha-Uai
Jaime Nobuo Iwahata1, João Vicente Zampieron2
1
Universidade Sant´Anna jaimenob@yahoo.com.br1 e jvz@santanna.br 2
2,5A, o que é suficiente para carregar uma bateria de carro de 40 Ah(Ampère hora).
1. Introdução
A energia é um bem que não pode ser desperdiçado, sendo uma base importante para alimentação de equipamentos autônomos em diversas áreas tecnológicas. Sendo assim, uma fonte de energia que pode ser integrada a sistemas eletromecânicos é a bateria que armazena energia elétrica oriunda de uma transformação química [1].
O uso constante da bateria leva a um desgaste da bateria, uma forma de evitar perdas de energia de baterias são os carregadores, que são sistemas que justificam a sua inserção na moderna tecnologia devido a integração dos pontos tecnológicos, econômicos e ambientais [2].
Tendo em vista o exposto acima, o objetivo deste trabalho, foi o desenvolvimento de um circuito elétrico visando a obtenção de um carregador de baixo custo.
Figura1- Montagem do carregador de bateria
S1
U1
LM350
D1
1N5404
IN
T1
+
Vs1
127V
F1
1A
Rx
OUT
COM
carga
D2
1N5404
C1
1000uF
2. Procedimento Experimental
Figura 2- Circuito proposto para o carregador de bateria
A montagem do circuito foi realizada com um transformador de 15Vx15V de 3A, o qual converte a tensão da rede elétrica de 127V para 15V.
Foram utilizados dois diodos a fim de alimentar o regulador de tensão “LM350” o qual suporta uma tensão máxima de saída de 35V sendo suficiente para conectar à bateria de 12V .
Um capacitor de 1000µF x 50V foi aplicado na saída do diodo para que não haja ruídos ou perda de sinal na saída do circuito ou seja na entrada da bateria.
O regulador de tensão possui características especificas do datasheet, o qual suporta corrente máxima de 3A (Ampère), tensão máxima de 35V(volt), em um zener interno de 1,25V(volt). Utilizando, um resistor de 0,5 Ohms obteve-se uma corrente de