H1n1
DESCRIÇÃO
O surto da Influenza A H1N1, também conhecida como gripe suína surgiu em 2009 e causou pânico a nível mundial pela velocidade com que se espalhou. O medo da população era de que este novo tipo de vírus fosse mais perigoso e que pudesse acarretar sérias complicações e levar os infectados à morte com frequência.
Assim como a gripe humana comum, a influenza A H1N1 manifesta-se por meio de sintomas como febre repentina, fadiga, dores pelo corpo e tosse. Pode causar ainda diarreia e vômitos em maior intensidade do que uma gripe convencional.
Neste curso você vai conseguir tirar todas as suas dúvidas sobre este vírus que atinge a população mundial.
CURRÍCULO
Médica graduada pela Unifenas BH (2012). Graduanda do curso de especialização em Medicina do Trabalho na Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais.
Médica examinadora na MEL - Medicina Empresarial Ltda.
Psicóloga graduada pela Universidade FUMEC (2005).
PALAVRAS-CHAVE Gripe, gripe suína, H1N1, influenza A, sintomas, surto, vírus, tratamento, prevenção, vacinação, cuidados.
A QUEM É SUGERIDO
A população em geral.
INTRODUÇÃO
A gripe H1N1 ou influenza A (conhecida por gripe suína) é uma doença respiratória aguda, provocada pelo vírus H1N1 da influenza do tipo A, e transmitida inicialmente dos porcos para humanos.
Em 2009, causou pânico a nível mundial pela velocidade com que se espalhou. O medo era de que este novo tipo de vírus fosse mais perigoso, e que pudesse acarretar sérias complicações e levar os infectados à morte com frequência.
O temor inicial era justificável, visto que o novo vírus “nasceu” de combinações do vírus humano da gripe, do vírus da gripe aviária e do vírus da gripe suína, que infectaram porcos simultaneamente (os porcos podem infectar-se ao mesmo tempo por mais de um tipo de vírus).
O vírus se espalhou em alta velocidade por vários países, pois, por ser um tipo desconhecido, ninguém apresentava imunidade contra ele.
MÓDULO I – MODOS