Gótico frances
ÍNDICE
Estilo Gótico pág.
Arquitetura Gótica pág.
Gótico Francês pág.
Melhores exemplos do gótico francês pág.
Conclusão pág.
Bibliografia pág.
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo estudar o Gótico Francês, como tal , vou começar por fazer uma abordagem geral ao Estilo Gótico em si, as suas características, elementos e outros. Como seguimento aproximar-me-ei mais concretamente e de forma mais focalizada no Gótico Francês , no que o difere dos outros tipos de vertentes do estilo.
ESTILO GÓTICO
O estilo gótico designa uma fase da história da arte ocidental, identificável por características muito próprias de contexto social, político e religioso em conjugação com valores estéticos e filosóficos e que surge como resposta à austeridade do estilo românico.
Os primeiros passos são dados a meados do século XII em França no campo da arquitetura (mais especificamente na construção de catedrais) e, acabando por abranger outras disciplinas estéticas, estende-se pela Europa até ao início do século XVI, já não apresentando então uma uniformidade geográfica.
ARQUITECTURA GÓTICA
A arquitetura, em comunhão com a religião, vai formar o eixo de maior relevo deste movimento e vai cunhar profundamente todo o desenvolvimento estético.
A arquitetura gótica era conhecida durante o período como "obra francesa” com inovações e características como o arco ogival , abóbada nervurada , arcobotante.
O estilo gótico, quando aplicado a um edifício eclesiástico , enfatiza a verticalidade e a luz. Estas catedrais eram os arranha-céus daquele tempo .
É nas grandes igrejas e catedrais e num número de edifícios cívicos que o estilo gótico foi expressado com mais força, criando um apelo às emoções. Um grande número de edifícios eclesiásticos permanecem deste período, sendo que até mesmo os menores são frequentemente estruturas da distinção arquitetónica.
GÓTICO FRANCÊS
Tal como referido