Fichamento gótico
Incialmente, a região do Gótico era limitada à província de Ile-de-france, hoje Pris e seus arredores, sobre os domínios do rei da França. Passado um século, a maior parte da Europa assume o Gótico.
1.1.EMPREGO DO TERMO.
Foi cunhado, inicialmente para a arquitetura e é nessa que encontramos as características plenas. Nós últimos cem anos incluiu-se a pintura e a escultura góticas, e ainda com dúvidas a respeito dos limites do estilo. Nosso conceito corresponde ao modo como o estilo se desenvolveu, começando pela arquitetura , mantendo-se durante um século, de c.1150 a 1250, em seu lugar dominante, as grandes catedrais. A escultura gótica, inicialmente arquitetural, deixa de sê-lo após 1200, sendo suas obras mais notáveis compreendidas entre 1200 e 1420. Já a pintura atinge seu apogeu entre 1300 a 1350, na Itália Central.
1.2.VARIAÇÕES REGIONAIS. Iniciada em Ile-de-France, a Arte Gótica, espalha-se por toda a Europa. Conhecida por opu modernum ou francigenum, ,“trabalho moderno” ou ‘francês”. Ao longo do século XIII, o estilo perde gradualmente suas características francesas e as variedades regionais acontecem, em meados do século XIV, aumentam as influências mútuas desses regionalismos, até que, em c.1400, um Gótico Internacional, surpreendentemente homogêneo, prevalece. Essa hegemonia não tarda a quebrar-se, a Itália, guiada por Florença, cria uma arte radicalmente nova, a do Proto-Renascimento, e ao Norte dos Alpes, a Flandres assume posição dominante na pintura e escultura do Gótico Final. Um século depois, o renascimento Italiano tornou-se referência de outro estilo internacional, o Renascimento Italiano.
2. A ARQUITETURA. Podemos fixar com precisão a origem do gótico, entre 1137 e 1144, na reedificação da Abadia real de Saint Denis, situada em Paris. Os reis franceses fundamentavam seus direitos na tradição carolíngia, embora pertencessem dinastia capetíngia (fundada por Hugo Capeto, depois da morte do último carolíngio).