Gêneros textuais
Gêneros textuais são nomes dado às diferentes formas de linguagem que circulam socialmente, sejam formais ou não. Os gêneros textuais possuem suas características e contribuem para ordenar e estabelecer atividades comunicativas no nosso cotidiano. Encontramos diversos gêneros textuais: narrativos, descritivos e dissertativos. Também existem diferentes tipos: receitas culinárias, e-mail, orkut, relatórios, cartas entre outros.
Gêneros textuais e suas características:
Gênero Narrativo – é um texto narrativo em 1ª ou 3ª pessoa que contém enredo, conflito, cenário, tempo e espaço com predomínio de verbos de ação, portanto o diálogo direto é frequente;
Gênero Descritivo – é um texto narrativo com predomínio de verbos de ligação que retratam detalhadamente personagens, ambientes e objetos;
Gênero Dissertativo/Argumentativo – é um texto de defesa de um argumento que possui introdução, desenvolvimento e conclusão. A linguagem é objetiva, ele pode ser expositivo ou argumentativo de caráter cientifico.
A lista de gêneros textuais é mesmo numerosa, eles existem em grande quantidade. Eles são dinâmicos e sofrem alterações na sua constituição, e isso, resulta em gêneros. Basta pensar no email ou no blog, prática social e comunicativas decorrentes das variações da carta e do diário, propiciadas pelas recentes invenções tecnológicas.
Telefonema
Carta comercial
Carta pessoal
Poema
Poesia
Cardápio de restaurante
Receita culinária
Bula de remédio
Bilhete
Notícia de jornal
Romance
Novela
Edital de concurso
Piada
Carta eletrônica
Formulário de inscrição
Inquérito policial
História em quadrinhos
Entrevista
Biografia
Monografia
Aviso
Conto
Obra teatral
Tirinhas
Artigo científico
Verbete de enciclopédia
Notas de aula
Notas de rodapé
Tese
Dissertação
Tabelas
Mapas
Gráficos
Resumo
Resenha
Biografia
Cronograma de trabalho
Autobiografia
Manuais de ensino
Curriculum vitae
Conferências
Debates