Gêneros textuais
Curso de Pedagogia – 1 ª Série
Estrutura e organizaçãoi da educação brasileira
GÊNEROS TEXTUAIS:
A palavra gênero sempre foi muito utilizada com sentido literário, para identificar os gêneros clássicos, o lírico, ípico. Também os gêneros modernos: o romance, a novela, o conto e o drama.
Mikhail Bakhtin um pensador russo, que dedicava estudando a Literatura e linguagem, foi o primeiro que utilizou gênero com um sentido mais amplo, também usamos nas situações do dia a dia, na comunicação.
Bakhtin, conclui que todo texto que é produzido, sendo ele escrito ou oral, tem características, de diferentes textos ou gêneros textuais.
Que se caracterizam por três aspectos: tema modo composicional (estrutura) e o estilo (o uso específicos da língua).
Temos exemplos que estamos em uma interação verbal, a escolha do gênero não é espontânea, que trazem coerções da própria situação de comunicação: quem fala, sobre o que fala, com quem fala e qual a finalidade do texto.
Os elementos acima condicionam com a escolha do locutor do texto, que faz o uso adequado para a situação. Por exemplo: se desejamos contarmos uma história pessoal pela qual passamos, iremos usar um relato pessoal.
Temos relatos de profissionais que tiveram experiências em ensinar a produção textual enfoque de dessa experiência de gêneros demostra que a abordagem amplia, diversifica e enriquece o aprendizado do aluno em produzir textos.
Também melhora seu desenvolvimento na leitura, compreensão do texto e na sua interpretação.
Esses tipos de texto feito nesta perspectiva não despreza os tradicionais tipos textuais trabalhados em redações.
Pelo contrário traz uma perspectiva mais ampla na variedade de gêneros textuais.
Para Bernard Schneuwly o gênero textual é utilizado como uma ferramenta, ou seja possibilita uma ação linguística sobre a realidade. Para ele o uso traz dois efeitos diferentes no aprendizado aumenta a